Responsabilidade Civil Profissional para Cartórios
Este seguro cobre Titulares de Serviços Notariais e de Registo e deve ser contratado em nome da pessoa física, no caso o Titular do Cartório. É um seguro destinado a cobrir riscos ecorrentes do exercício da profissão, em caso de erros ou omissões profissionais praticadas diretamente pelo profissional ou por seus subordinados. Quando falamos em esponsabilidade Civil Profissional significa que o profissional prestador de serviços ou sua empresa terá que indenizar algum terceiro que reclama de algum prejuízo, que pode ser aterial ou moral, que ocorreu por alguma falha, negligência, imprudência ou imperícia. A apólice tem por objetivo pagar valores relativos a condenações, acordos e despesas de defesa rotegendo o profissional e sua operação. Por esses motivos, o Seguro de Responsabilidade Civil profissional para Cartórios é recomendado a todos os oficiais no exercício de suas atividades. A contratação deste seguro requer o preenchimento de um questionário com informações básicas, como faturamento anual estimado, distribuição das operações, a partir do ual, é possível dimensionar o custo do seguro. Os riscos mais comuns nas operações são:
– Danos relacionados a reconhecimento de firma indevida;
– Erros na emissão de certidões;
– Falhas em autenticação de documentos;
– Protestos indevidos;
– Perdas e danos à imagem.
As principais coberturas do Seguro de Responsabilidade Civil para Cartórios são:
– Acordo judicial ou extrajudicial;
– Despesas de defesa civil, criminal e administrativa;
– Ressarcimentos: indenização sem a necessidade de reclamação formal;
– Danos a reputação e gerenciamento de crise;
– Condenação judicial por dano material e dano moral;
– Custos emergenciais;
– Despesas suplementares;
– Calúnia, injuria e difamação;
– Danos a documentos de clientes;
– Atos intencionais de colaboradores;
– Quebra de propriedade intelectual;
– Honorários retidos